Chifre

Lembrem-se que as opiniões expressas, preços de coisas, idéias, métodos de trabalho, etc podem se alterar conforme a experiência do cuteleiro e o tempo que passou desde a informação.

 

Escurecendo Chifres de Cervo

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=7966&goto=nextnewest

Dobruski
Há alguns anos atrás um amigo meu emprestou-me uma revista Blade, a qual recordo sobre uma materia que falava sobre ecurecer chifres de cervo.
Eram varias tecnicas, somente recordo uma bem rudimentar que era ferver o chifre em CHÁ PRETO. Testei e somente amarelou um pouco.

Ivan Campos
Você pode colocar o chifre em um copo com permanganato de potássio que ele escurece rapidinho, mas é bom fazer isso com a peça já quase acabada, ajustar à faca e depois aplicar o permanganato novamente nas parets que tierem de ser lixadas, pois o banho de imersão tende a fazer o chifre inchar e depois encolher significativamente.
Uma outra técnica – muito usada por falsificadores, aliás – é usar graxa de sapato marrom e depois aquecer, mas não conheço maiores detalhes deste processo nem sei se é exatamente como descrevi.

Jeff Velasco

Andei perguntado nos outros forums aqui do CKD para saber como os americanos fazem e disseram que dá certo com o permanganato de potássio, mas tem que regular a solução para ficar no ponto certo. Como o permanganato é muito forte, pode ser que uma solução muito concentrada deixe uma tonalidade meio roxa. Acho que o ideal é fazer testes com soluções bem fracas e ir adicionando material, ou usar alguns cacos quebrados e fazer vários testes.
Ferrari
O tingimento com pergamanato pode rachar a peça de chifre após o processo. Eu particularmente coloco uma pílula de pergamanato para 1 litro d’água e deixo o chifre um dia nesta solução. Após isto deixo secar e coloco no óleo para evitar que a peça rache ou apareça fissuras indesejáveis.
Jeff Velasco
http://ckdforums.com/showthread.php?…3844#post53844
A resposta dos nossos amigos americanos sobre o mesmo assunto.
JosuéH.M.Araujo
Desculpem mas o Ricardo Lala tem um livrinho que se Chama “Mil segredos de oficinas” . Eu tambem tenho um, e que me lembre tem uns 4 ou 5 jeitos de escurecer chifre nesse livrinho antigo .
Vou dar uma pesquisada e o achar de diferente eu ponho aqui para voces.
Ikoma
Dei uma olhada nele e não achei nada específico sobre escurecimento de chifre de cervo, o que eu ache foi o seguinte (copiei na integra):
“Para dar a côr negra á substância cornea:
Mete-se numa solução d’acido nitrico, lave-se depois em agua pura e mergulha-se numa solução de polisulfuro de potassio, que lhe da a cor negra d’azeviche. Tira-se d’êste banho, lava-se de novo, polindo-a, por fim, a maneira ordinaria.”
Sei que a linguagem é meio estranha, más é que esse livro foi impresso em Lisboa a muito , muito tempo atráz.
Eu particularmente prefiro o método que aprendi com o Ricardo Lala, a gente pinta o chifre com tinta para couro “Enigma” geralmente eu prefiro a cor marrom para escurecer o chifre, esse método é bastante simples, e até onde eu pude ver não apresenta contra indicações.
Ricardo Lala
pode-se usar anilina diluida em alcool, primeiro encharca-se a peça com esta tinta, depois põe fogo e sai correndo…, quando apagar, pega-se um pano grosso ou lona e esfrega até sair o exesso, nem todo chifre fica bom assim, por isto é bom testar em um retalho antes.
JosuéH.M.Araujo
Tinta Enigma é isso ai, é preciso cuidado para não ter surpresas até quando estou tingindo couro. Mas que é uma tinta exelente não temos dúvidas.
Meu o Ricardo Lala Ta certo a Tinta enima pega bem no osso do chifre e num pricisa por fogo Não . Eu experimentei com a cor Havana e ficou… Bom, Bonitinho.

Rejuvenecer e Manutenção de Chifres

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=7966&goto=nextnewest

Cabete
Tenho uma “Solingen” que herdei de meu pai cujo chifre está bem ressecado querendo escamar em alguns locais. Que produto usar para rehidratá-lo? Também é com cêra?

Callega (informação incompleta devido a um post anterior que foi apagado)
A araldite pode ser aquecida para diminuir sua viscosidade. Eu costumo colocar a dita cuja no local e aquecer com o estanhador, ela fica bem liquida.
A lenta é a melhor delas, a rapida é muito “seca” e nao penetra nas micro porosidades das pecas. Durante muito tempo, reforcei os coletores de motores de carrinhos de autorama com um fio de fibra de vidro e araldite..Fucionava… O motoplanador Ximango, fabricado no RS (como quase tudo que de primeira,tche) tem a longarina principal feita em madeira e reforcada com um fio de fibra de carbono e araldite.
Na Tramontina, qdo o lote de estampagem era muitopequeno, faziam a matriz com um tipo de araldite.. Existem vários e muitos tipos, além dos que estamos acostumados.
Qto ao polywood, lembro da epoca que trabalhei na Tramontina fui uma vez ate o local onde fabricam as chapas de polywood. O responsavel me fez subir no tanque que aramzenava o produto e olhar pra dentro. Qdo cheguei la no topo e botei o carão pra dentro, quase cai discosta.. Eles usam um produto a base de algum formol ou formalgumacoisalouca.. Acho que o deve ser algum formo-aldeido. Depois de aplicado nas chapas, vai pra uma prensa a quente..

Ferrari
Aqui vai uma dica que o próprio Ricardo Lala já havia dado na casa velha e o próprio Jerry Fisk nos passou:
Em empunhaduras de Marfim, chifre ou osso, é necessário a cada 6 meses que ela seje impregnada com óleo para bebês, tendo em vista a reidratação do material, para que não se resseque com o tempo, pois após o animal morto, a peça não recebe mais a hidratação natural, por isso devemos fazer uma hidratação artificial.

Polimento de Chifre de Búfalo

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=7915&goto=nextnewest

Jeff Velasco
Quais os métodos usados para as fornituras de chifre de búfalo para conseguir o preto brilante, além das lixas normais (grão 1200, etc.) ?

Ferrari
Eu recomendo vc após lixar com a grana 600, dar polimento com a rod de algodão com a massa marrom.

Tipos de Chifres de Cervo e Fornecedores

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9552&goto=nextnewest

Lepazini
Após muito procurar consegui uma galhada de cervo argentino, comecei a corta-la e reparei que é bastante poroso, alguem sabe os contatos no Brasil das fazendas de caça , pois sei que existem aqui no Parana tem a marimbondo más não consigo falar com o propietario, pois sei que possui a especie de cervo que tem a galhada excellente, este da argentina definitivamente é ruim para se trabalhar.

Ferrari
Vi uma reportagem no Globo Rural a aproximadamente 1 mês sobre uma fazenda (não sei o nome, mas o proprietário chama-se Lucien Ribas) aí no Paraná, mais precisamente na cidade de Tibagi. É uma fazenda de turismo, mas vi vários cervos com galhadas magníficas. Vê se consegue entrar em contato com alguém e nos dê alguma informação.

Dobruski
Eu conheço a pessoa que o Ferrari mencionou, é cliente meu a muitos anos, vou tentar falar com ele.
Mas acho um pouco difícil de ele vender pois ele manda confeccionar objetos apartir das galhadas, para o Hotel Fazenda de sua propriedade.
Mas não custa tentar…..

Lepazini
Outra
A fazenda que mensiono é de propiedade do Sr Eduardo Schwaizer, fica na região de Relogio , indo para Curitiba, más até hoje não consegui se quer encontrar algo relacionado ao nome desta pessoa ou se quer a fazenda, sei que existe pois já ouvi varios comentarios a respeito da mesma.

Ferrari
Caro Dobruski,
Vê se vc consegue alguma coisa com o Sr Lucien, pois a maioria dos cuteleiros estão em falta deste material, que está se tornando raro e de difícil obtenção. Eu particularmente estou muito interessado e se fosse o caso compraria algumas galhadas. Um abraço
PS: aqui no estado de MS tb tem uma fazenda de caça. estou atrás de informações.

Lepazini
Encontrei e já entrei em contato com Duas fazendas de caça, uma ficou de me enviar amostra , a outra terei que ir visitar , assim que conseguir o material de ambas comunico os preço assim como a qualidade, posso adiantar que uma lida com cervos Europeus , a Outra a raça é Indiana.

Cabete
Ganhei dois pedaços de chifre de cervo argentino e realmente é difícil achar o que fazer com eles. São grossos, tortos e porosos fica difícil adequá-los a algo prático.

Hoffmann
O telefone da fazenda Marimbondo, aí no Paraná, é (43) 573-1134. Procure o senhor Antonio Carlos, que é o gerente, e tente negociar com ele.

Dobruski
É o seguinte, consegui falar com o dono da Safari’s Farm aqui da região.
Perguntei sobre os chifres e ele passou um preço muito que salgado ( $70.00 o Kg), sei lá se vale tanto.
Ele esta encomendando de mim mais uma remessa de facas e vou conversar melhor com ele, caso tenha novidades eu aviso.

Comments
2 Responses to “Chifre”
  1. anaclaracaia disse:

    estou terminando um copo feito de chifre qual verniz devo usar para neo pegar gosto nem correr risco de intoxica;ao

    • dzucherato disse:

      Nenhum verniz.
      Utilize lixas finas (se possível até mais de 800 ou até 2.500) e depois, se quiser, passe numa politriz com roda de pano e cera de abelha natural.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: