Empunhadura (Cabos e Madeiras)

Lembrem-se que as opiniões expressas, preços de coisas, idéias, métodos de trabalho, etc podem se alterar conforme a experiência do cuteleiro e o tempo que passou desde a informação.

 

G-10

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=8942&goto=nextnewest

Claudio
Ouço muito falar no G-10, alguem poderia me explicar o que é, quais as caracteristicas, e as vantagens e desvantagens do uso deste material em facas e/ou canvetes.

Ikoma
O G-10 é basicamente Fibra de vidro com resina epoxi, a principal diferença que existe é que a malha de fibra de vidro é tecida como se fosse um malha e tem um desenho quadriculado, diferente da fibra de vidro que conhecemos que parecem fiapos (muito comuns em “Orelhões”).
Na minha opinião é um dos melhores materias para a confecção de empunhaduras, pois é muito resistente, tenho uma faca de cozinha que uso a mais de um ano sem o menor cuidado e o G-10 da empunhadura continua como novo, além da resistência ele pode ser texturizado através de jateamento com micro esfera de vidro o que melhora bastante a “pega” da empunhadura, existe em varias cores, preto, azul, preto com cinza, preto com verde, etc., e é bem facil de ser trabalhado.
A unica limitação que conheço é que so é fornecido em placas de no maximo 1/4″ (6,35mm), o que limita um pouco sua utilização.
(Prejudicado)
Codgnoli, eu não sabia que existia G-10 sendo fabricado no Brasil, só que pela sua descrição isso me parece mais com micarta do que G-10, se for são dois materiais bem diferentes, pois a micarta é feita com malha de algodão e tem uma aparência bem diferente do G-10, pois o G-10 é mais rigido, mais bonito, e quando devidamente jateado fica com a superficie cheia de micro furos, já a micarta não tem o mesmo efeito e fica meio peluda, não melhora muito a “pega” e suja muito facil, Além do mais que eu saiba o G-10 só tem um tipo de malha e é um dos materiais mais agradaveis de se usinar, podendo ser usinado até com uma broca. Eu compro o meu G-10 na Sheffield, onde posso encontrar um pouco desse seu G-10 no Brasil? Gostaria muito de encontrar um fornecedor desse tipo de material aqui, só que tem que ser o G-10 padrão, igual ao fornecido pelos supplies norte americanos, pois não se pode vender micarta como G-10, senão você tá ferrado.
(Prejudicado)
Valeu Codignoli
Eu entrei em contato com o pessoal da Eletrisol e eles ficaram de ma mandar uma amostra, agora é esperar um pouco

Nó de Madeiras (rádicas, raízes, etc)

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=8136&goto=nextnewest

Leandro Pazini
A poucos dias recebi de meu amigo algums pedaços de raiz , precisamente o Bulbo da arvore, simplesmente este pedaço de raiz é 10 x mais desenhado que qualquer outra madeira que ja comprei, a madeira é jacaranda, devido a isto achei muito interessante falar para aqueles que tem condições de adquirir esta que é a principal parte da madeira para cutelaria, acreditem é muito mais bonita e desenhada que Thuia Burl , imaginem se alguem conseguir o bulbo de um Pau Ferro, Moira pininba, coração de negro, dentre tantas outras.

Callega
Leandro, meu coroa é fissurado por antiguidades. Ele andou comprando uns móveis velhos em Sao Sebastiao do Cai. Um deles tem um lindo trablaho que me chamou a atencao. RADICA de meio centimentro..
Ja havia passado pela minha cabeca, mas nunca havia visto.. Cara, é lindo. raiz de cedro..
Que trabalho pra um cabo de faca..
Ando brincando com nó de pinho (araucaria angustifolia) é dura e dificil, mas é muito bonito..

Leandro Pazini
Amigo Callega, como cuteleiro e devido a escasses de materiais nós somos obrigados a reparar em tudo que cerca o nosso dia a dia em busca de algo que se possa aproveitar, eu mesmo já comprei moveis usados em busca de utilizar apenas alguns pedaços de madeira, vale tudo pela par ter uma boa faca.

Callega
É isso aí mesmo Pazini.
Como alguem falou em algum forum da vida, ser cuteleiro é ver a Discovery e imaginar os cabos de faca que aqules chifres de veado dariam…Pior que eu já me peguei pensando isso…
Tambem ando olhando pelos cantos e juntando pedacos de madeira..
Meu pai arrumou uns pedacos de pipas velhas, essas de vinho. Queimei algum pedaco daquilo.. Ultimamente me chamou a atencao o fato daqueles pedacos de araucaria de mais de 50 anos, estavam tingidos de vinho tinto..
Fiz uma faca para enchertos pro meu coroa e usei um pedaco daquilo, ficou lindo…

Ferrari
Certo dia estava conversando com o Ivan, e falei sobre a utilização de madeiras nacionais na confecção de empunhaduras, principalmente para facas que visam o mercado externo. Temos um grande diferencial em nossas mãos que são nossas belíssimas madeiras, muitas ainda desconhecidas.
Estive vendo uma reportagem com um Sr que está pesquisando as árvores do cerrado no Brasil, e pelo que vi tem muita coisa ainda inexplorada. Quem conhece muito sobre madeira são os luthiers (artesãos de instrumentos musicais).
Caros amigos,
Já que o assunto é madeira, gostaria de recomendar o livro “Árvores Brasileiras”, de Harri Lorenzi. Nele tem toda a descrição da árvore, fotos de folhas, frutos e da madeira. É muito bom e pretendo comprar um para mim. Se alguém ver este livro pode dar uma olhada e não se arrependerá.

Leandro Pazini
Callega Vc tem ai no Rs a guajuvira que e muito boa alem de ser bonita, o n’o de pinho da boas empunhaduras mas tem que trabalhar sem aquece lo , pois empena facil, cabriuva pode ser usada, mas recomendo a guajuvira.
Amigo D’bem quanto a questão da madeira me mande um email com anexo pois conheco algumas madeiras bem estranhas como bariga de sapo, coração de negro , pau Rei entre outras.

Madeiras recomendadas no post: Jacarandá, Pau-ferro, Guajuvira (tem bastante no Sul), Mpingo, Ébano entre outras

Ferrari
Uma madeira que uso muito para cabos é a Imbuia. É muito fácil de vc encontrar aí no Sul, pois ela é facilmente encontrada em Santa Catarina, mas tem que peneirar, pois algumas são sem graça, enquanto outras tem veios e desenhos muito bonitos. Procure em alguma medeireira ou até mesmo em algum marceneiro, pois sempre sobra alguma coisa.

Cabete
Tem uma raiz que me esquecí de que planta é, não sei se é de assapeixe ou outro arbusto só sei que dá na região de cerrado e quando se ara a terra que ficou um tempo descansando e criou arbustos a gente encontra dela. Parece uma raíz de mandioca só que mais curta e mais gorda.
É de uma madeira muito resistênte, quando era moleque eu pegava delas e fazia cinzeiros para dar de presente para os tios.
Esta semana cortei uma que tinha guardado e à partir do centro vão saindo círculos que se espalham como quando se joga uma pedra n’água, é de uma madeira clara.
Vou fazer uns dois pares de talas e tentar fotografar depois de polida.
Quando eu for ao sítio vou perguntar aos mais velhos de que arbusto é esta raiz pois é muito boa.

Lepazini
Amigo Callega:
Lhe garanto que a melhor parte da arvore é a raiz, nó, ou radica, apenas alerto vc para um aspecto , sempre a raiz tem o melhor desenho , más na maioria das veses ela possui areas danificadas, alem de que vc tem que deixar ela cortada nas medidas que gosta e secando pois toda madeira se não estiver bem seca sofre empenamento , e na maioria das veses ela diminue significativamente o tamanho como acontece com facilidade nestas:
Nó de pinho, Pau rosa, coração de negro, Guayaquil , Guajuvira , dentre outras,
Sempre que retirar ou obter uma raiz e depois de secala tente estabilizala mergulhando a mesma por 30 minutos ou 1 hora dependendo da densidade da madeira , em Oleo Johnson, isto cerve tambem para chifres,marfim, e ossos, aconselho deixar a empunhadura quase pronta pois assim vc evita ter desperdiçado oleo em areas que serão removidas no processo de modelação da mesma.
Amigos:
Esqueci de mencionar que já consegui ótimas madeiras em cercas de velhas fazendas, basta sair com uma faca ou facão e ir tirando pequenas lascas de cercas “é claro que este tipo de peneira só é valida para que for ou mora em regiões que possuiam boas madeiras” falo isto pois já consegui Gonçalo Alves de belissima textura por 3 R$

Empunhadura de Anéis de Couro

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9710&goto=nextnewest

Andreotti
Alguém poderia passar algumas dicas, de como se elaborar uma empunhadura feita de anéis de couro?
Qual o tipo de couro, se há algum produto para tratar o mesmo, e modo de fixação e acabamento.

Lepazini
Eu sempre fiz empunhaduras em couro de sola, , basta vc cortar em formato , quadrado ou redondo, se aproximando do formato que vc tem em seu projeto , passar uma fina camada de cola e apertar, de preferencia com um pomo e canhão, pois assim os aneis ficam presos, depois de secar basta desbastar , dar um acabamento bem fino com lixas de grão 500 , de preferencia manual, e polir, fica muito bom.

JosuéH.M.Araujo
Uma observação.
Procure usar couro sola, do tipo que se usa em calsados, sola mesmo.E se quiser dar cor as rodelas. Antes de montar a epunhadura tinja as por imerção. De preferencia em tinta Enigma.
Assim dá para fazer uma composição claro e escuro ou ainda por espaçadores de outros materiais.
O resto é só seguir oque sugeriu o Leandro.

Ferrari
Caros amigos, já fiz muita empunhaduras em couro. Deve dizer que não gosto muito de fazê-las, principalmente pq solta um pó danado.
Mas quem usa muito a faca é uma das melhores empunhaduras que vi, principalmente para facas militares, pois mesmo molhada ela tem uma pega firme. Em regiões frias não tem a tendência de esfriar na mão do combatente. Tive a oportunidade de dar uma restaurada em uma velha Imbel MK2 do meu vizinho, que estava aos frangalhos, pois além dele viver no campo, é um pescador assíduo. Devo dizer que o couro da empunhadura estava visualmente em péssimo estado, mas conservava a pega firme. Após restaurar a lâmina, lixamos a empunhadura e demos um novo acabamento. Devo dizer que ela ficou praticamente nova outra vez. Outra vantagem para este bom e barato material.

Óleo Especial para Madeiras

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9776&goto=nextnewest

Lepazini
Alguem sabe se no Brasil tem algo parecido com aquele oleo que os gringos usam para passar nas empunhaduras de Maple , pois acho fantastico aquele acabamento, se alguem souber como conseguir o material ficaria grato?

Ferrari
Leandro, aqui no Brasil vai ser difícil. Ainda estou fazendo testes com óleo de linhaça, que muda muito conforme o fabricante, mas consegui dar um bom acabamento com umas 30 demãos de linhaça…

JosuéH.M.Araujo
Pode ser que o oleo de cedro de certo.
Para estabilisar e impermeabillisar a madeira de empunhadura.
Mas a pessoa que eu acredito que va resolver o problema ou apresentar umaboa solução seria o coronheiro Shmartz. Vocês vão achar propaganda dele nas revistas Magnum dos anos de 1997 a os numeros atuais.
Tem O João Batista de Guarulhos, que é cuteleiro e armeiro tambem.
Tinha o E-mail dele no antigo site do Ivan .

Cabete
E o antigo e muitíssimo usado ( antigamente ) óleo de peroba para dar brilho nos móveis. Alguém já experimentou? Creio que ainda existe em supermercados pelo menos ví uns tempos atrás só que a embalagem mudou de vidro para plástico. Lembro-me que passava nos móveis para minha mãe e ele realmente reavivava o desenho da madeira.
O “Óleo de Peroba” na realidade é uma mistureba de coisas que não revelam na embalagem onde dizem ser : Óleo mineral e vegetal, Solvente mineral e vegetal e aromatizante!! Que bela composição!!

Callega
O fabricante do oleo de peroba fabrica o de cedro tbem…
interessante qta coisa legal tem no supermercado…
Os gringos falam em usar cera de carnauba, apos o oleo…
Gostei de um resultado que obtive. Apliquei oleo de cedro, ficou avermelhado, muito de leve. Depois tasquei oleo de linhaca… A linhaca é muito espessa e me pareceu legal o acabamento.

JosuéH.M.Araujo
Nào é a sera é o oleo de tratar couro que é bom.
O nestfot oil e o mink oil que não encontro similar ou substituto de marca e produção nacional.
O oleo de linhaça eu conheço como solvente de tinta a oleo. para pintura de telas.E como Forma de acabamento e estabilisador de madeira.E uma forma de acabamento tradicional muito usado no tratamento de coronhas.

Escurecimento de Madeira

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9938&goto=nextnewest

Lepazini
Hoje em conversa com meu amigo Sfreddo descobri uma magica que este gaucho faz, transforma “Jacaranda Caviuna em Ébano”, é podem acreditar da certo, basta usar a Santa graxa de sapato de cor preta e dar algumas mãos da mesma , retirar o excesso e polir fica muito parecido, testei em uma pedaço pequeno eo resultado foi muito bom, tentarei testar em outras madeiras para ver o resultado.

José Marcio Camacho
Gostei muito dessa dica, mas será que não afeta a madeira?
Você já fez alguma bainha com aquele jacarandá?

Lepazini
Ainda não fiz testes, más se o Rodrigo faz isto é porque funciona pois ele é muito atento a possiveis problemas com suas facas, Quanto a madeira estou trabalhando nas bainhas neste momento tenho 3 facas em damasco com empunhadura em Jacaranda e terei que terminar as 3 bainhas tambem em jacaranda, ja as cortei e esculpi, assim faltam apenas fazer os furos dos pinos”de jacaranda”rebitar, lixar e dar acabamento, é bastante trabalhoso, principalmente o bocal e ponteira que tem que ser em aço.

Rodrigo Sfreddo
Amigo Pazini,obrigado pelos elogios,mas é necessário explicar a história para que nao fique nenhum mal-entendido. Recentemente eu vendí uma faca para os EUA com um cabo em ébano.Pouco depois o cliente me encomendou outra igual,mas como ele pediu um prazo de emergencia para a entrega,eu disse que nao ia dar tempo de importar o ébano,por isso combinei que faria o cabo em jacarandá e escureceria para conseguir o mesmo efeito do ébano,no que o cliente concordou. A intencao aquí é somente conseguir uma coloracao totalmente preta para a madeira,e nao vender jacarandá por ébano. Esse tipo de técnica deve ser usada apenas com o consentimento do cliente,e nunca com o propósito de falsificar materiais. Vale também ressaltar que o cliente pagará por jacarandá e nao ébano,e que no certificado de garantia constará que o cabo foi feito de jacarandá.

Lepazini
Amigo Rodrigo, nem me passou pela cabeça de tentar “ludibriar” alguem com esta descoberta , pois atitudes como esta que são de costume de alguns ditos “cuteleiros”estes se aproveitam de detalhes como este para se dar bem, minha simples intensão era de demonstrar que é possivel deixar a madeira de cor preta, acho que realmente me espressei mal, tenho por tradição sempre usar o bom senso para evitar comentarios maldosos, nosso ramo já esta bastante afetado por sujeitos que sempre tentaram levar vantagens sobre leigos, de qualquer forma esta tecnica é muito interessante ressaltando oque vc falou que sempre se deve ter o consentimento do cliente .

Nó de Eucalipto

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9902&goto=nextnewest

Lepazini
amigos alguem já viu nó de eucalipto, é fantastico, hoje vi uma empunhadura de navalha feita do material, é linda, muito parecido com Maple, gostaria de saber mais sobre o material, se alguem souber detalhes ficaria grato

JosuéH.M.Araujo
Leandro andei olhando e arquivando uma serie de fotos de outros cuteleiros e entre as fotos tem uma de uma faca com cabo de raiz de eucalipto.Muito curiosa e bela a empunhadura tem mesmo semelhaça com o curly maple. E a grande vantagem é que podemos encontrar aqui no nosso Brasil em tempos de dolar caro.

Como fazer estabilização Double Dyed

xxxxxxx

xxxxxx.

Comments
5 Responses to “Empunhadura (Cabos e Madeiras)”
  1. antonio disse:

    Anilina com álcool.
    Passa com pincel, quanto mais anilina mais escura.
    Tem de várias cores: cedro, pinus, ipê etc.
    Acha em casa de pintura…

  2. Mateus disse:

    Excelente explanação sobre G-10(nunca li nada sobre em Pt).
    Muito obrigado !

  3. lucio elias disse:

    Amigos , tem uma madeireira aqui perto, que tem muitos pedaços de madeira ,antigas e novas que eles descartam.Recuperação de móveis.Vendem para fazer churrasco,o saco por R$2,00.
    Cara tem maçaranduba,pinho de riga antigo, roxinho, peroba rosa,eucalipto(duro e rajado), pau marfin ,ipê, outras que não me arrisco.Seleciono tudo.Uma maravilha.Não digo que é para fazer cabo de facas,senão o preço aumenta.É o mal do Brasil.

  4. lucio elias disse:

    Óleo para madeiras.Uso o óleo de tungue.Muito bom .Seca e penetra na madeira,deixando os veios aparentes.Depois(de bem seco) aplico selante.Após ,aplico resina acriíica.Fica resistente e impermeabilizado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: