Segurança

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!

Lembrem-se que as opiniões expressas, preços de coisas, idéias, métodos de trabalho, etc podem se alterar conforme a experiência do cuteleiro e o tempo que passou desde a informação.

 

FCMacambyra  em http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=8287&goto=nextnewest
Creio que muitos iniciantes como eu, além de aprender cada vez mais sobre esta arte fascinante, gostariam de saber mais a respeito dos equipamentos de segurança tais como óculos, máscara, luvas, avental, etc.

Jeff Velasco
Tem uma história engraçada, mas com uma boa moral, do Mark Henry, que é cuteleiro de hobby. Tava trabalhando com um avental com bolso grande daqueles de botar ferramenta, quando (não lembro se era borax ou um pedaço de óxido ou mesmo do aço que ele estava forjando) alguma coisa caiu no bolso (quye era meio lateral) e quando ele se deu conta a bunda já estava em fogo, que apagou quando ele sentou no barril, apagou mas ficou um pouco entalado.
Muito engraçado, mas muito perigoso. Teve um cara também que deixou cair um billet no pé, e estava usando um cadarço altamente combustível… já viu, o cara acabou enfiando o pé na sanga também. Este era americano também, e estava num hammer in na forja do Howard Clark.

Ikoma

Um bom lugar p/ se procurar materiais de proteção além de ferramentas é na rua Florêncio de Abreu em São Paulo, O equipamento básico que você vai precisar são: óculos de proteção, protetor auricular (tapa oreia), boné, luva de raspa (se você achar luvas mista, com pano e raspa é melhor pois elas são mais flexíveis), máscara de respiração, calçado de proteção e um avental de raspa ou então um guarda pó, outros equipamentos podem ser necessários, más vai depender muito do tipo de serviço que você vai fazer.

Leandro Pazini

Segurança vc deve ter e sempre procurar comprar coisas que tenham uma boa duração, más lembre se que muitas veses vc pode acabar se machucando justamente por exagerar nos apetrechos, aconselho ter boas luvas , oculos de proteção . quepe ou boné, alem de usar calça e botasou o velho Cuturno.
Digo por esperiencia propia, quando forjar os principais produtos de segurança são oculos e luvas pois quase perdi um olho caldeando damasco , desde então uso oculos , outra coisa é ter cuidado onde pisa pois brasa queima muito e doi pra burro.

R.Sfreddo

Amigos,proteção é um assunto que deve ser levado a sério mas sem histería. É fundamental o uso de óculos de proteção,máscara para respiração,protetor de ouvido, luvas e roupas apropriadas. E tão importante quanto usar,é usar os equipamentos corretos;pois o equipamento errado pode ser muito perigoso. Já ví isso várias vêzes;as pessoas compram luvas tão grandes e duras que não conseguem segurar nada direito e é aí que os acidentes acontecem. Não se esqueçam que os equipamentos de proteção não podem limitar demais os seus movimentos. A atenção é o equipamento mais importante.

em http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=9871&goto=nextnewest

Carbal
Como leigo que sou, tomei a liberdade de criar este tópico, mais como forma de conhecer e divulgar métodos e procedimentos de segurança. Por se tratar de um trabalho que lida com fogo, às vezes gás, e temperaturas extremamentes altas, achei que valeria a pena tocar no assunto. Espero não estar sendo chato nem causar transtorno.
Quais são os equipamentos de segurança recomendados?

R.Vilar
Vc tem razão, é uma atividade perigosa e é necessário tomar muita cautela.
Eu uso sempre na oficina ; óculos de proteção, protetores auriculares, avental de COUURO, luvas de raspa as vezes de vaqueta, máscara de borracha p/ desbastes.
Básicamente isto, há também um outro problema, certifíque-se de sua tenaz seja realmente eficaz, ou a princípio solde uma barra de ferro à lâmina a ser forjada, não queira saber como e quando uma peça escapa e bate na gente!

Jeff Velasco
Algumas coisas me ocorreram neste sentido outro dia.
Sempre cheque a segurança das lixadeiras. Uma lixa que arrebenta pode, no mínimo machucar um bocado. Mas pode levar alguns dedos fora, então é sempre bom prestar atenção nisso.
Outra coisa legal é manter a anti tetânica em dia. Já soube de muitos casos de dedo furado em prego que matou o cara de tétano algum tempo depois. Além disso quando a gente se machuca, vai lá e toma uma dose, mas esquece que a vacina é feita em três inoculações.
Olha, alguns assuntos como Segurança, sempre são bem vindos. Ainda mais quando temos um usuário novo, uma pessoa que ainda está aprendendo e portanto está mais sujeita a erros que resultem em acidentes. Além disso o último debate estava um pouco desfocado, logo acho muito apropriado que ele seja reaberto de uma forma mais focadae prática.
Algumas dicas:
-Sempre checar a vávula do gás da forja mais de uma vez.
-Nunca abra a vávula para depois ir procurar os fósforos, a forja vai explodir na sua cara!
-Forje somente em lugares arejados. A forja produz muito gás carbônico.
-Ter algum material de primeiros socorros para problemas mais simples vai impedir que um machucado qualquer o tire to trabalho o dia inteiro, para ir até a farmácia e voltar até a oficina.

Callega
Lembrem-se que o botijao nao costuma ser o problema. O problema é o gás acumulado em um ambiente. Qdo ligamos o forno de casa, devemos primeiro ter o fogo aceso, depois devemos abrir o gas. Assim deve ser com a forja. Qdo o gas acumula em um ambiente, ao ter ignicao a combustao é imediata, e de todo gas de uma só vez.
A oficina do cuteleiro é um ambiente naturalmente perigoso. Criancas e animais devem ser mantidos longe dela.. Na liadeira, mangas compridas, sobrando pano, sao muito perigosas. Podem enrolar na roda e quebrar um membro..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: