Tratamento Térmico

Lembrem-se que as opiniões expressas, preços de coisas, idéias, métodos de trabalho, etc podem se alterar conforme a experiência do cuteleiro e o tempo que passou desde a informação.

 

Revenimento no Fogão

http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=8270&goto=nextnewest (postada em 2002)

André L. Mamede
Estava lendo sobre o revenimento no forno do fogão do aço de mola de kombi e gostaria de saber se o tempo delas no forno serve para mais de uma lâmina de uma só vez ou se posso colocar várias pelo mesmo período, sendo assim posso coloca-las deitadas sobre uma bandeja, assadeira ou algo parecido?

Lepazini
Este é um método que usei por um bom tempo, quando ia fazer o revenimento pegava um recepiente ou forma e o enchia com pó de ferro ali eu alojava as facas completamente recobertas, ligava o forno em 180 graus e deixava por 2 horas, sempre verifiquei que o resultado era melhor do que conseguia com areia,
a cor ideal pode ser resumida em palha, esta cor é a ideal, não deixe chegar no azul pois nesta cor vc excedeu a temperatura ideal isto pode resultar numa qualidade de corte não tão boa, um amigo coloca apenas as laminas sobre as grades de sustentação, e tem conseguido a cor ideal igualmente, enfim acho que independente de como vc faça desde que seja homogenia a cor, vc não tera futuros problemas com a peça.

Ferrari
Ultimamente tenho revenido somente no forno da patroa, q vem me dando bons resultados. A cor fica exatamente igual na lâmina inteira. Recomendo a vc André a colocar seu forno na posição médio baixo, o q dá uma temperatura em torno dos 180/200º.

R.Sfreddo
O ideal para revenimentos é usar um forno elétrico. Eles têm pirômetro e medem a temperatura constantemente,quando a temperatura atinge o ponto que foi estabelecido(no caso 180 graus)ele desliga. Quando a temperatura começa a cair ele liga novamente até estabilizar a temperatura. Desta forma,ele nunca ultrapassa a temperatura estabelecida,além de ter a regulágem em graus,o que é muito importante. Uma marca muito boa de fornos elétricos para cozinha é a marca FISCHER. Eles custam por volta de R$180,eu uso um desses e ele é realmente muito bom,tem um controle de temperatura até bem preciso para um forno de cozinha(serve até para cozinhar). Mas se você não está disposto a gastar R$180 num forno,procure um usado,é fácil de achar e são bem baratos.

Callega
Controle de temperatura:
Só a titulo de bate papo, achei legal colocar algo sobre o assunto.
Todo controlador de temperatura, por natureza, não mantém a temperatura no ponto ajustado. Nao falo de erros de medicao, que sao muito normais e grandes (o termostato/termometro marca uma temperatura, mas a temperatura é outra). Falo nas ocilacoes de temperatura.
Como regra geral, uma vez ajustada uma temperatura (para exemplo falarei em 100 graus), a temperatura vai subindo gradativamente até atingir os ditos 100. Como o termostato nao é adivinho, nem conhece as leis da fisica, a temperatura real costuma subir um pouco mais. Isto ocorre devido a inercia térmica, ou seja, a resistencia tá quente e uma vez desligada, ainda tem calor pra fornecer. O mesmo ocorre no ligamento, o termostato liga a dita cuja, mas ela precisa de um tempinho pra fornecer calor.
Este dois efeitos fazem com que a temperatura varia acima e abaixo da ajustada.
Existem outros efeitos importantes num forno, a homogeinidade de temperatura, tambem chamada de isotermia. Dentro de qqer corpo aquecido, mesmo o ar do forno, a temperatura costuma ficar em camadas bem diferentes. Num bloco de metal aquecidono fogo, a principio a parte externa é mais quente que a interna, até que a interna seja aquecida por conducao. Qdo paramos de fornecer calor ao bloco, a parte externa tende a ficar mais fria que a interna.
Num forno, a temperatura tende a ficar maior proxima a fonte de calor e na parte superior do forno. Mais fria nas paredes e principalmente na porta (que tem baixa isolacao).
Para evitar as oscilacoes, usa-se termostatos com controle PID (proporcional, integral, derivativo). Para isotermia, em liquidos usa-se circulacao forcada. Em fornos de baixa temperatura, ventiladores internos (é o caso de estufas). Em fornos de alta temperatura, usa-se uma distribuicao de calor diferenciada e uma ótima isolacao termica.

Têmpera de Ponta de Lança e Cementação Marmorizada

Cabete em http://www.knifenetwork.com/forum/showthread.php?t=8921&goto=nextnewest

Velasco,
Se sua ponta de lança não temperou pode ser que seja um aço 1020. Se for este o caso você pode prepará-la bem e já estando pronta cementá-la onde conseguirá uma dureza superficial e o núcleo permanecerá mole o que talvez seja até bom para ponta de lança.
Ví um armeiro fazendo a cementação marmorizada que fica muito bonita.
Ele aqueceu ao rubro, colocou o pó de cementação e depois esfriou em um escorredor de macarrão cheio de gêlo em cubos mas sem água, só o gêlo. Somente alguns pontos tem contato com o gêlo sofrendo o choque térmico e com isto a superfície fica com um lindo aspécto de marmore.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: